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18 / jan / 2023 • Por: Maestro ABM

Como utilizar o Whatsapp nas vendas B2B

O WhatsApp para vendas B2B se mostrou nos últimos anos um ótimo canal para negociar, vender e se relacionar. E ainda, a versão Business doa plicativo possui recursos específicos para as necessidades empresariais. Será que você conhece todos eles? 

 

software vendas b2b

 

Você sabia que o Whatsapp já possui um bilhão de usuários? Em outras palavras: é um aplicativo onde um bilhão de clientes em potencial podem ser contatados diretamente. Se você ainda não está usando o WhatsApp nas vendas B2B como uma ferramenta de marketing, essa é a hora de pensar melhor sobre o assunto.

O próprio WhatsApp percebeu o valor da sua plataforma para o público e vem desenvolvendo ferramentas para negócios, abrindo o aplicativo para profissionais de Marketing experientes. Em 2019, o Whatsapp criou um aplicativo piloto especificamente para empresas, que foi testado inicialmente na Índia. O teste deu certo e, a partir de janeiro de 2020, a empresa começou a lançar o aplicativo Whatsapp Business globalmente.

Com uma taxa de abertura potencial de 70% e a personalização direta do contato, os benefícios da plataforma não são tão difíceis de se perceber. Especialmente, quando estamos falando de vendas B2B. 

 

Vantagens de usar o WhatsApp para vendas B2B

Amplamente utilizado no mundo todo

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, é seguro dizer que quase todo mundo está usando o aplicativo de mensagens. Não importa qual seja a área do seu negócio B2B, seu cliente em potencial provavelmente já está usando o WhatsApp. Portanto, você terá um canal de comunicação direto e mais confortável com essas pessoas.

 

Maior facilidade de ser notado

Estamos cansados de saber que todos os dias, milhões de e-mails são enviados e recebidos. Não é de se admirar que seus follow-ups por e-mail não sejam respondidos. É aí que o WhatsApp entra. Qualquer profissional nos dias atuais checa o Whatsapp mais vezes por dia do que o e-mail. A sua chance de ser percebido e respondido pelo cliente será mais alta.

 

Comunicação humanizada

Os ciclos de Marketing e Vendas B2B tendem a adotar uma abordagem muito “robótica” e nem um pouco personalizada. Mas com a mudança do comportamento do consumidor, está se tornando importante trazer de volta um toque humano a ela. É aí que os recursos nativos do WhatsApp para tornar as coisas conversacionais são úteis.

Sugestão de leitura: Account-Based Experience (ABX): o que é e como impacta o seu negócio

 

guia account based experience

 

Diferentes maneiras de usar o WhatsApp para negócios B2B

Se você não sabe por onde começar, aqui vão algumas sugestões:

Fazer follow up de clientes em potencial

Ao gerar leads, você também pode coletar números de telefone dos clientes em potencial. Com as devidas permissões, você pode fazer follow-ups no WhatsApp para avaliar o interesse nos seus produtos ou serviços. Uma forma mais rápida que outros canais de comunicação, como o e-mail.

Confira 5 dicas para escrever um email de vendas impossível de ser ignorado.

 

Qualificar prospects

Durante os acompanhamentos, você também pode usar a API do WhatsApp Business para configurar mensagens interativas e perguntas frequentes. Usando as respostas, você pode qualificar ainda mais os clientes em potencial e priorizar seu tempo e recursos de acordo.

 

Demonstrar produtos mais facilmente

Já reparou que as empresas B2B geralmente precisam de uma reserva de horário para realizar demonstrações de produtos? Há muito tempo perdido nessas mensagens de ida e volta. Com o WhatsApp, você pode oferecer demonstrações on-the-go usando o recurso multimídia ou chamadas de vídeo. Isso economiza seu tempo e o do cliente em potencial, colocando-o mais adiante no ciclo de vendas.

 

Nutrir leads

Usando um provedor de soluções de API do WhatsApp Business, você pode rotular contatos em sua lista de acordo com o estágio do ciclo de vendas. Com isso é possível enviar mensagens personalizadas e direcionadas para nutrir esses leads com mais informações sobre seus produtos ou serviços.

 

Distribuir conteúdos

Depois que um prospect B2B converte, não é comum que ele retorne ao site para consumir outro conteúdo que pode fazer ele avançar na jornada de compra. Isso pode resultar na perda de informações ou conteúdos valiosos, como benchmarks do setor, estudos de caso e relatórios. Com a API do WhatsApp Business, você pode configurar transmissões para distribuir seu conteúdo para listas de contatos segmentadas e garantir que todas as informações relevantes sejam repassadas.

 

Enviar convites para webinars e eventos

Semelhante ao uso de transmissões do WhatsApp para distribuição de conteúdo, você também pode usar o aplicativo de mensagens para promover eventos. Usando mensagens interativas, você pode compartilhar arquivos multimídia como imagens e vídeos para dar uma olhada no evento e usar o botão CTA para levá-los a uma landing page de materiais ricos, solicitação de demo, entre outros.

 

Executar promoções cruzadas

Como uma empresa B2B, você provavelmente está trabalhando para adicionar novos recursos e serviços à sua proposta de valor. Se você estabeleceu o WhatsApp como um canal de comunicação entre a empresa e seus clientes, pode enviar mensagens personalizadas de upsell/cross-sell aos usuários.

 

Oferecer suporte em tempo real

Outra maneira prática de usar o WhatsApp para empresas B2B é o suporte e atendimento ao cliente. Na maioria das vezes, os produtos/serviços B2B requerem assistência na configuração. Com a API do WhatsApp Business, você pode configurar mensagens de lista, perguntas frequentes e outros formatos de mensagens interativas para atender às preocupações dos clientes com mais rapidez.

 

Solicitar feedback

Você também pode usar o WhatsApp para coletar comentários e avaliações de clientes. Como o canal é mais conversacional, é mais provável que os clientes compartilhem suas ideias.

 

guia de abm simplificado

 

Como configurar o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo de mensagens. Por isso, possui recursos adicionais em relação à versão tradicional, como já ficou claro no tópico anterior frente às diversas opções de uso. 

Para criar uma conta no WhatsApp Business para a sua empresa, você precisa seguir basicamente seis passos simples:

 

  1. Faça o download do WhatsApp Business no celular/computador;
  2. Leia e concorde com os Termos de Serviço do aplicativo. Na sequência, insira o número de telefone do seu negócio e o código do país;
  3. Prossiga para receber o código de confirmação via SMS ou ligação e informe os 6 dígitos informados;
  4. Autorize o WhatsApp a acessar suas fotos e lista de contatos;
  5. Crie a sua conta: insira o nome comercial, a categoria da empresa e uma foto de perfil;
  6. Por fim, informe os dados da empresa, como endereço, horário de funcionamento e outras informações relevantes sobre o negócio.

 

Prontinho, agora você está pronto para começar a desfrutar do Whatsapp nas vendas B2B! Curtiu as dicas desse post? Então, não deixe de acessar outros materiais e assinar a nossa newsletter para ficar sabendo de todas as nossas novidades em primeira mão.

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