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21 / dez / 2022 • Por: Maestro ABM

Email de vendas: o que fazer e o que evitar?

Use essas 5 dicas para escrever um email de vendas impossível de ser ignorado!

 

software vendas b2b

 

Entusiasmado, você escreve um email de vendas, clica em enviar e espera ter uma resposta positiva. Infelizmente, logo essa empolgação se transforma em decepção. Se passaram dias, ou até mesmo semanas, e seu cliente em potencial não te respondeu. Você já passou por essa situação?

Se respondeu que sim, pode ser que você não esteja dando motivos suficientes ao seu prospect para responder. Isso acontece o tempo todo, é só pensar na quantidade de emails que você mesmo já ignorou na sua caixa de entrada. Mas principalmente quando falamos de uma estratégia de ABM, ter emails ignorados pode ser crítico.

Então, o que fazer para que seus destinatários de email de vendas abram e respondam quase que imediatamente? Ao longo deste post você vai encontrar dicas eficazes para responder essa pergunta. 

Confira também o conteúdo: 8 tipos de ferramentas de vendas que sua equipe precisa

 

Exemplo de email de vendas para clientes

Um email de vendas é qualquer mensagem por email na qual você oferece a solução que vende ao cliente. Pode ser tanto uma mensagem mais topo de funil, com uma primeira oferta, quanto uma mensagem mais fundo de funil, como o envio de uma proposta por exemplo.

Independente do estágio em que você esteja, uma coisa é certa: os emails de vendas normalmente são decisivos para dar continuidade à jornada de compra. É por isso que eles merecem tanta atenção.

No entanto, o fato é que hoje a sua mensagem compete com muitas outras mensagens na caixa de entrada do cliente. 

Atualmente, a comunicação virtual é a comunicação “real”, e duas tendências estão dificultando as coisas para você se destacar. Existem dois motivos principais que causam isso:

 

  1. Estamos observando uma redução de reuniões com a justificativa de que “poderia ter sido um email”, como a revista The Economist diz. Um estudo da Harvard Business School mostrou que as reuniões reduziram em 20%, com a migração desses encontros presenciais para os emails;
  2. O mesmo estudo indicou que o disparo de emails durante a pandemia cresceu 5%, com uma frequência 8% maior após o horário comercial. 

 

Então, como fazer o seu email de vendas se destacar?

 

5 Dicas para elaborar um email de vendas efetivo

1. Seja breve

A maioria das pessoas não lê um e-mail com atenção e, portanto, tende a ignorar detalhes importantes. Enviar um email de vendas extenso e complicado demais pode causar problemas. Você precisa ser o mais claro e direto ao ponto possível.

Além disso, atente-se a esses pontos básicos:

  • Tenha título curto, mas interessante;
  • Evite usar palavras incomuns;
  • Evite usar palavras como promoção ou desconto, pois as chances de ir para a aba “promoções” é grande;
  • Use marcadores para deixar seu ponto claro;
  • Atenha-se aos benefícios importantes do seu produto, não explique tudo em detalhes. O detalhamento maior deve ser feito preferencialmente por telefone ou pessoalmente.

 

2. Vá direto ao ponto logo no começo

Lembre que a caixa de entrada do seu cliente em potencial está cheia de emails e ele certamente não tem tempo para ler cada um deles. Então, primeiro você precisa se destacar com uma linha de assunto cativante mas que seja direta. Sem um início intrigante, dificilmente seus emails de vendas vão ser lidos e respondidos. 

Não faça rodeios; determine o objetivo do seu email e declare-o logo no início. Seja muito específico para evitar confusão.

 

3. Personalize seu email de vendas

Uma das dicas de email mais importantes que você não deve ignorar, principalmente ao trabalhar com contas-chave, é a famosa personalização de email. De acordo com um estudo, emails personalizados aumentam o CTR em 14% e a conversão em 10%.

E a personalização vai além de usar o nome do cliente no email. Estude sobre seus possíveis clientes. Encontre algo relevante para mencionar no email de vendas e mostrar que você “conhece” o cliente. Isso também é importante para gerar rapport.

Veja um exemplo de email de vendas personalizado:

 

Olá Maria,

Eu estava navegando pelo LinkedIn e encontrei sua postagem sobre uma vaga urgente para desenvolvedor PHP e JS em sua empresa. Como uma empresa de recrutamento de TI, podemos conectá-la a candidatos talentosos de acordo com suas necessidades específicas. Como está sua agenda para discutir mais sobre isso? Se houver alguém mais apropriado para conversar, por favor me avise.

Atenciosamente

 

Lembre-se, personalização é a chave para qualquer negociação. Mantenha isso em mente no momento de criar todos seu emails, principalmente nos emails com foco em vendas.

 

4. Determine prazos

A maioria dos representantes de vendas pensa várias vezes antes de dar prazos, pois não pretende ofender um possível cliente em potencial. Mas a verdade é que não há mal nenhum em criar um senso de urgência com um prazo.

Na verdade, a maioria das pessoas aprecia prazos, pois isso é um facilitador na hora de priorizar e executar tarefas. O único cuidado que você precisa é o de manter um tom leve e amigável. Aqui vai um exemplo de encerramento de email de vendas com um deadline:

 

“Tenho certeza de que você está ocupado, mas poderia me avisar até esta sexta-feira com um simples sim/não se estiver interessado em explorar mais nosso produto/serviço?”

 

5. Tenha uma assinatura clean e profissional

O fim do seu email de vendas é tão importante quanto o começo. Não adianta escrever a melhor mensagem do mundo se, ao chegar ao final da leitura, o cliente não vê uma assinatura clara de quem o enviou. Aqui vão algumas dicas para a sua assinatura:

  • Mantenha sua assinatura de e-mail curta e precisa
  • Seja seletivo com as informações, dados demais podem confundir o cliente
  • Adicione sua imagem profissional, isso pode passar mais credibilidade
  • Não sobrecarregue sua assinatura de e-mail com vários números de telefone ou endereços de email

 

E por fim, acompanhe seu cliente em potencial. Pesquisas mostram que 44% dos vendedores desistem facilmente quando os prospects não respondem na primeira vez. Mas para ter sucesso nas vendas, muitas vezes é preciso tentar de novo. Então, mantenha seu follow-up em dia! 

Com as dicas de email de vendas acima, com certeza suas chances de obter uma resposta mais rápido aumentarão. Quer mais rápido ainda? Então é hora de iniciar sua estratégia de ABM. Quer saber mais? Me chama e vamos conversar.

 

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