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08 / mar / 2023 • Por: Maestro ABM

Funil de Vendas personalizado: O que é e como fazer o seu

Entenda o impacto que um funil de vendas personalizado tem no seu negócio e veja como fazer um modelo para sua empresa

software vendas b2b

 

Mapear a jornada de compra do seu cliente é um dos pilares fundamentais para ter uma estratégia de marketing eficaz. É através desse mapeamento que você vai entender o que funciona e o que trava a venda, podendo então fazer as alterações necessárias. Sem isso, o seu funil de vendas dificilmente será eficiente.

Quando se tem um funil de vendas personalizado, é possível captar e direcionar tráfego de diversos canais, gerar mais Leads e nutri-los com conteúdos mais certeiros. Tudo isso leva, inevitavelmente, ao crescimento das oportunidades de vendas, já que seu time comercial terá em mãos Leads mais preparados e quentes.

O que você deve estar se perguntando agora é: mas como criar um bom modelo de funil de vendas? Como você vai ver neste artigo, essa tarefa é mais simples do que parece.

 

Recapitulando: o que é um funil de vendas

O funil de vendas é basicamente uma representação da jornada que seu prospect deve percorrer até se tornar cliente. Ele representa o processo que as empresas utilizam para identificar, qualificar e transformar Leads em vendas.

Quanto mais complexo e cheio de etapas for um funil de vendas, menos Leads chegarão ao ponto de conversão. Isso porque esses estágios do funil acabam gerando mais atritos para a venda. Portanto, a ideia é que as empresas criem um funil da forma mais eficiente possível. 

Um funil de vendas geralmente envolve quatro etapas principais:

 

  • Reconhecimento: a entrada no funil acontece pelo reconhecimento, que nada mais é do que o momento que o Lead conhece sua marca. Nesse estágio, é interessante criar conteúdos educativos sobre a solução que sua empresa oferece, visando atingir o maior número de pessoas possível;
  • Interesse: na sequência, você começa a despertar no Lead o interesse pela sua solução. Isso pode ser feito de diversas formas, como por exemplo através de conteúdos que mostrem os benefícios do seu produto ou serviço;
  • Desejo: o terceiro estágio é quando você já possui um maior poder de influência sobre a decisão do Lead. Aqui é recomendado mostrar como seu produto ou serviço resolve um problema específico do cliente em potencial, através de Demos ou Cases de sucesso por exemplo;
  • Ação: por fim, é o estágio onde a venda acontece. Aqui você faz a oferta comercial para o Lead e ganha o negócio.

O intuito do funil é reduzir os atritos de um estágio para o outro, tornando o percurso do potencial cliente mais fluido e assertivo. Isso gera, também, uma redução de custos para a empresa.

 

Vantagens de criar um funil de vendas personalizado para o seu negócio

Nem todos as empresas do mesmo segmento são iguais. Nem todos os leads são iguais. Então, nem todos os funis de venda serão iguais.

Alguns leads estão preparados para um contato comercial direto, mas há também os que possuem pouca consciência sobre sua empresa. Para maximizar as taxas de conversão e o ROI, é altamente recomendado focar os seus esforços nos leads com maior probabilidade de conversão.

Um funil de vendas permite que você faça isso, o que ajuda o time de comercial a focar naqueles leads com maior probabilidade de comprar. Além disso, um funil de vendas fornece uma estrutura para rastrear conversões para medir o desempenho de suas campanhas de vendas.

Outros benefícios de ter um funil de vendas personalizado incluem:

  • Maiores taxas de conversão: ao identificar e qualificar leads antecipadamente, é mais provável que você os converta em clientes;
  • ROI aprimorado: um funil de vendas te permite acompanhar as conversões para ver quais ações de marketing e vendas geram o maior retorno sobre o investimento;
  • Maior clareza sobre a jornada: o funil fornece uma estrutura clara para seus times de marketing e vendas, tornando mais fácil ver o que está funcionando e o que não está;
  • Uso mais eficaz de recursos: você pode aproveitar ao máximo o tempo e a energia de sua equipe direcionando seus esforços de marketing e vendas;
  • Melhor UX (experiência do cliente): fornecer uma experiência personalizada que atenda a cada estágio da jornada do comprador pode criar uma base de clientes mais satisfeita.

Leia também: Os 7 erros mais comuns no marketing B2B – e como você pode evitá-los

 

guia de abm simplificado

 

Passo a passo para criar o seu modelo de funil de vendas

1. Defina seu objetivo

Qual o seu maior objetivo com a criação do funil? É aumentar o número de vendas? Fazer a taxa de conversão aumentar? Questionar-se e definir os objetivos é o primeiro passo para criar um modelo eficaz. Com isso feito, você poderá planejar as etapas para chegar onde deseja.

PS: é importante que seus objetivos e metas sigam o método SMART. Ou seja, eles precisam ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e ter um prazo bem definido.

 

2. Descubra quem é seu público-alvo

Antes de mapear a jornada de compra do seu cliente, é preciso entender quem esse cliente é. Você vende para empresas ou consumidores finais? Qual a faixa etária? Quais os interesses dessas pessoas e quais canais elas utilizam? Quanto mais específico você for, melhor.

Leia também: O que é ICP? Tudo sobre Ideal Customer Profile

 

3. Escolha seus canais

Depois de conhecer seu público-alvo, é preciso decidir quais canais você usará para alcançá-lo. Essa é uma escolha que depende realmente das características do seu público, então não pule a etapa anterior.

Entre os principais canais que fazem parte das estratégias de marketing digital atualmente, estão: e-mail marketing, mídias sociais, marketing de conteúdo, newsletters, tráfego pago, e marketing de influência.

Leia também: Como colocar em prática uma abordagem multicanal

 

4. Crie ofertas atraentes

Ofertas atraentes não são só sobre designs chamativos ou imagens cativantes. Uma boa oferta é aquela que fornece valor e resolve as dores do seu público-alvo. É essencial conhecer o público e criar comunicações que sejam claras, concisas e fáceis de entender.

Alguns exemplos de ofertas, dependendo do tipo de negócio, incluem: frete grátis para compras acima de determinado valor, avaliação ou demonstração gratuita de produtos, consultoria gratuita no primeiro mês, etc.

 

5. Crie uma página de vendas

Agora que você definiu uma oferta, é hora de criar uma Landing Page (página de vendas). Esta é a página que as pessoas acessarão para saber mais sobre sua oferta e, com sorte, fechar o negócio. Por isso, sua página de destino deve ser desenhada com um objetivo em mente: conversão.

 

6. Crie uma página de agradecimento 

Depois que o Lead se transforma em cliente, é importante agradecê-lo e encaminhá-lo para a próxima etapa do seu funil. É aqui que surge a oportunidade de usar uma página de agradecimento (thank you page). Essa página, além de servir para agradecer o cliente, costuma vir com um brinde ou presente como forma de agradecimento. A ideia é fortalecer o relacionamento com o cliente, para que ele volte e fazer negócios no futuro.

Uma página de agradecimento é uma página simples que agradece ao cliente por uma ação. Por outro lado, brinde é um produto físico ou download digital dado ao cliente como forma de agradecimento.

 

7. Mensure seus resultados

Por fim, é preciso mensurar e analisar os resultados do funil. Existem diversas ferramentas que podem te ajudar nessa missão, como o Google Analytics, que ajuda a rastrear o tráfego e as conversões no site da sua empresa.

Independente da ferramenta que você utilize, o importante é garantir que as métricas certas estejam sendo rastreadas. No caso do funil de vendas, as mais comuns são tráfego do site, taxa de conversão e o valor da vida útil do cliente (LTV).

Aproveite e leia: Métricas para cada etapa do funil de vendas – método AARRR

 

Por fim, é importante ressaltar que cada empresa tem seu próprio modelo de funil de vendas. Um funil de e-commerce não é igual um funil de empresas SaaS e B2B, por exemplo. E mesmo empresas do mesmo segmento poderão ter funis de venda diferentes.

Não existe uma solução única para todos. No entanto, seguindo as etapas deste artigo, você pode chegar ao modelo ideal para a sua realidade. E, se você quer começar a gerar mais resultados para sua empresa por meio do Account-Based Marketing? Entre em contato para realizar um diagnóstico gratuito de ABM com nossa equipe.

 

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