Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.


25 / jul / 2022 • Por: Maestro ABM

Lista de email para ABM: como criar e potencializar as vendas

Há quem acredita que o e-mail é uma ferramenta ultrapassada, mas se bem utilizada com uma lista de email para ABM, pode ser uma arma estratégica! Principalmente nas vendas outbound. Então, vamos aprender como potencializar suas vendas por meio deste canal?

Atualmente, para que um negócio consiga expandir, é preciso se manter atualizado sobre as novidades do mercado e apostar em bons diferenciais. Nesse contexto, o marketing tem um papel importante. Afinal, esse é o setor responsável por atrair o seu público e diferenciar seu produto dos concorrentes.

Em meio a tantas informações na internet, você não pode deixar que a sua empresa passe despercebida. Nesse momento, a criação de uma lista de emails para ABM pode trazer ótimos resultados e, ainda, aumentar o faturamento do seu negócio. 

O e-mail é uma ferramenta com grande potencial no processo Outbound das empresas, atuando ativamente na prospecção e geração de leads. 

Quer saber mais sobre este recurso? Acompanhe este conteúdo e boa leitura!

guia de abm simplificado

O que é uma lista de email para ABM e como criar?

A lista de e-mail para ABM é uma forma de organizar e analisar os contatos dos prospects do seu negócio, além de ser uma ferramenta fundamental para a prospecção de clientes e geração de leads para sua equipe de marketing e vendas.

Além disso, as listas de e-mail fazem parte das estratégias de marketing, como a Outbound, permitindo enviar conteúdos personalizados para seus contatos a fim de atrair interesse para o seu produto ou solução. Essa é uma ótima ferramenta digital, tanto para a aplicação no Marketing Inbound, como estratégias de Link Building, quanto no Marketing Outbound. 

As listas de prospects também são essenciais para a geração de uma base de contatos sólida e a manutenção do follow-up com os seus leads. Assim, você poderá criar e-mails que realmente correspondam com o estágio em que seu público se encontra no seu funil de vendas.

 

Vantagens da lista de e-mail

A organização é fundamental para administrar seus relacionamentos com seus clientes. De nada adianta ter uma enorme rede de contatos e não saber como cada um pode contribuir para alcançar os seus objetivos de venda.

É neste sentido que criar uma lista de e-mail para ABM funciona como uma estratégia ideal para otimizar os serviços de venda e marketing da sua empresa. Algumas de suas vantagens incluem: 

  • Aumento da produtividade do time; 
  • Qualidade nos dados e informações dos potenciais contatos;
  • Geração de mais oportunidades;
  • Aceleração no processo de vendas. 

Com isso, é possível estruturar melhor os processos da sua empresa e contar com todas as otimizações que a criação de lista oferece para o desenvolvimento e comunicação da relação com seus potenciais clientes.

 

Como criar listas de e-mails com a ferramenta Snov.io

A Snov.io é uma plataforma de automação que oferece um leque de ferramentas para que profissionais de vendas, marketing e outros setores consigam gerar leads, convertê-los e gerenciá-los, e localizar, verificar e rastrear e-mails

Existem diversas formas de montar listas de e-mails com as ferramentas dentro da Snov.io. Antes de tudo, tenha em mente que é fundamental construir listas qualificadas a fim de contatar as pessoas certas e que tem mais potencial de se interessar pelo seu produto, ou seja, foque no seu ICP. 

Então, vamos lá:

Opção 1

Ao optar pelo Localizador de E-mails dentro da plataforma, é possível descobrir contatos e criar listas a partir de perfis de empresa, nome, pesquisa de domínios, URLs de redes sociais e muito mais.

 

listas de email para ABM

Opção 2

Você pode utilizar as extensão de Localizador de E-mails no seu navegador para encontrar potenciais clientes em buscas no Google, sites ou pelo LinkedIn. Entenda como funciona:

  • Execute a extensão em qualquer página da web e encontre todos os e-mails do domínio em questão;
  • Colete e-mails por meio da página de resultados de um motor de pesquisa;
  • Colete um endereço de email a partir da página de perfil de rede social profissional do cliente potencial ou da página de pesquisa de redes sociais.

Assim, é possível criar listas segmentadas. Basta clicar no link da extensão que enquadra com suas necessidades e salvar os contatos na sua lista. 

 

listas de email para ABM

 

Opção 3

A Snov.io também permite que você insira na plataforma uma lista de domínio ou de nomes. Com isso, ela identifica os e-mails desses potenciais contatos, otimizando o processo de prospecção e geração de leads, construindo uma Máquina de Vendas eficiente.

Outras ferramentas úteis para a criação de listas 

Rastreador de e-mails ilimitado

Rastreie as aberturas e os cliques dos e-mails enviados diretamente no seu Gmail de graça e de forma ilimitada. Nossa ferramenta Rastreador de e-mails permite rastrear o engajamento, agendar e-mails e receber lembretes de acompanhamento.

Verificador de emails

Verifique os contatos de e-mail que você encontrar online em qualquer lugar ou verifique seus e-mails em massa diretamente na extensão para criar listas certeiras e com uma alta capacidade de entrega. 

 

listas de email para ABM

Verificador de tecnologias

Veja gratuitamente toda a tecnologia que há por trás de um site. Use esta extensão para analisar melhor as necessidades e os pontos problemáticos dos leads.

software vendas b2b

Dicas para criar sua lista de email para ABM 

Mas antes de começar a usar essa ferramenta sensacional, você precisa entender quais são as características e passos para criar uma lista de e-mail realmente eficaz. Veja essas dicas que separamos para você:

1. Defina seu objetivo

Você já sabe por que deseja criar uma lista de e-mail? É para conseguir mais vendas? Divulgar seu produto? Desenvolver uma relação com seu prospect? 

Nesse momento, seja qual for o seu objetivo, ele precisa ser compartilhado com a sua equipe de marketing e vendas.

No marketing, por exemplo, os resultados não podem ser determinados por suposições e achismos. Criar uma lista de email para ABM sem metas claras não traz bons resultados. A análise de dados é muito precisa, mas ela necessita de parâmetros bem definidos.O mesmo cabe ao setor de vendas, que precisará ter um objetivo que deseja atingir com esse esforço.

Além disso, como saber se uma campanha para gerar leads alcançou sucesso, se você não tem ideia do que desejava com ela? Por isso, você precisa de uma estratégia de e-mail bem definida. Só assim a equipe de marketing e vendas poderá realizar as ações adequadas e medir os reais resultados.

Entendendo o objetivo de uma ação é que se pode escolher os KPIs (Key Performance Indicator) para conferir o sucesso ou fracasso de uma atividade. Assim é possível perceber a criação e envio de e-mails realmente funcionam ou não. A dos resultados, você pode experimentar novas formas de trabalhar sua lista de e-mail ou manter as ações que dão certo.

 

2. Reúna as informações necessárias para a criação da sua lista de email para ABM

Outra definição muito importante envolve entender as informações que você precisa ter sobre seus contatos. Para criar boas listas de prospecção, você precisa estudar o seu objetivo e elencar os dados necessários para suas ações. 

O endereço de e-mail é uma informação essencial já que você precisa coletar para criar listas e se comunicar com seu cliente. Mas, você também deve saber o seu nome, telefone, profissão, gênero, idade ou o que mais for necessário. Assim, é possível elaborar uma mensagem que seja realmente coerente com os seus objetivos. 

Não adianta ter milhares de informações que não contribuirão para suas campanhas e que tornarão a análise de dados mais lenta e desorganizada. Considere o nicho em que a sua empresa está inserida e o que você precisa para compreender melhor o seu ICP.

 

3. Crie uma oferta 

Quem não gosta de uma oferta, de um brinde, de um mimo, não é mesmo? Por isso, criar uma oferta é uma ótima maneira para conseguir novos contatos e informações. Desse modo, você pode criar listas de e-mails de forma mais rápida e com dados de um público realmente interessado no seu produto ou serviço.

A isca digital é um recurso em que a empresa oferece algum benefício gratuito ou material rico para o seu público. Pode ser um e-book, um infográfico, um evento, uma planilha, promoções ou até mesmo uma amostra parcial do seu produto. Essa é uma estratégia que ajuda a coletar os e-mails dos potenciais clientes e criar listas de e-mails de qualidade.

A oferta deve sempre estar relacionada com o seu produto e as necessidades do seu Perfil de Cliente Ideal. Logo, você terá listas de e-mails com pessoas que realmente podem vir a se tornar futuros compradores.

 

4. Desenvolva uma landing page 

A landing page é um site voltado exclusivamente para a conversão de leads. É nesta página que você oferecerá a sua isca digital, que deve ser enviada por e-mail.

Nela, o usuário interessado disponibiliza algumas informações, incluindo o seu endereço de e-mail. Com isso, é possível reunir alguns dos dados necessários para começar a criar listas de prospecção.

Este tipo de mídia deve ser simples, intuitiva e com uma chamada atraente. Você pode utilizar textos, vídeos ou o que mais desejar. No entanto, evite encher a sua landing page de informações. Permita que o seu público desperte o interesse em conhecer mais sobre a sua empresa e inserir seus dados no formulário.

Além disso, é importante que você invista em técnicas de SEO (Search Engine Optimization / Otimização de Mecanismos de Busca). Desse modo, você terá uma maior visibilidade, conquistando usuários que ainda não conhecem a sua empresa, mas buscam pelas soluções que você tem a oferecer.

 

5. Oferte materiais ricos

Não adianta disponibilizar diversos materiais gratuitos se eles não tiverem qualidade e oferecerem valor ao seu ICP. Ao elaborar as suas iscas digitais, pense em um conteúdo que possua diferenciais e que apresente algumas soluções para os problemas do seu prospect.

Desenvolver materiais pobres em conteúdo na tentativa de ludibriar o seu público não trará resultados positivos. Isso pode atrapalhar suas metas na hora de criar listas de e-mails. Além disso, a oferta de materiais ruins pode lhe causar cancelamentos e prejudicar a reputação da sua empresa.

Portanto, invista em produção de materiais que sejam complementares ao seu produto ou serviço principal. Assim, você auxilia com a resolução de uma dificuldade real do seu público, cativando leads e mostrando a qualidade que sua empresa tem a oferecer.

 

6. Acompanhe os resultados 

Acompanhar e analisar os resultados é fundamental para compreender o sucesso de suas listas de e-mail. Porém, não se precipite ao tentar interpretar dados coletados à poucos meses. É preciso de tempo e coleta de material para examinar todas as informações com precisão.

Isso ocorre porque um ciclo de vendas pode ter bastante variação. E no começo da implementação de uma estratégia de vendas, seus clientes ainda são orientados para a conversão. Então, não espere resultados milagrosos ao criar listas de e-mails. Analise os dados a partir do entendimento da evolução de cada etapa.

Com o acompanhamento periódico das suas métricas e respeitando o tempo, você entenderá o que está funcionando e o que não oferece resultados. Isso é fundamental para aprimorar uma técnica ou mudar as ações do seu negócio.

Ainda, seu banco de dados tende a se tornar mais complexo à medida que a empresa evolui. Portanto, se você está começando agora, procure entender seu ICP e os KPIs mais importantes para atender ao seu objetivo. 

Criar listas de e-mails é um investimento para toda empresa que deseja escalonar suas vendas e otimizar o processo de Outbound. Com a popularização das tecnologias, as pessoas estão cada vez mais rodeadas de informações! Se você deseja destacar a sua empresa, é importante utilizar de todas as formas de comunicação que lhe permitam uma proximidade afetiva e constante com o seu prospect. 

Curtiu o conteúdo? Fica aqui meu convite para você participar da nossa Certificação em Account-Based Marketing e tornar-se expert no assunto 🙂

 

___

Este artigo foi produzido pela Snov.io, plataforma de automação que oferece ferramentas para que profissionais de vendas, marketing e outros setores consigam gerar leads, convertê-los e gerenciá-los. O software também permite localizar, verificar e rastrear e-mails, além de contar com um CRM de Vendas para organizar e priorizar seu pipeline de vendas.

Compartilhar esse post